QUEM É QUEM WER SIND WIR?
Die Faszination Visuelles entstehen zu lassen, selbst dokumentarisch zu filmen, verwirkliche ich erst seit ein paar Jahren.
​
Die Essenz meiner politischen Engagements und der Arbeit in der NGO FIZ Fachstelle Frauenhandel & Frauenmigration mit einer visuellen Auseinandersetzung zu verbinden, bewegend Kreatives mit Fragestellungen des Lebens: dies ist, was mich bewegt! Die grundsätzlichen Fragen des Lebens, das Individuum im übergeordneten Kontext, bildlich umzusetzen.
​
Mit anderen Worten: die politischen, sozialen und menschenrechtlichen Aspekte unseres Daseins, mit Poesie, und wenn möglich, einer kräftigen Prise Humor darstellen zu versuchen und Geschichten zu erzählen.
AUSWAHL
​SANDO, die Krankheit von Innenaus (2018)
Dokufilm - 70 Minuten
Drehbuch, Regie, Kamera und Schnitt
​
Água - Um Direito Humano (2018)
Kurzfilm - 12 Minuten
Kamera
​
Rubén, Fragmente aus dem Exil (2015)
Dokufilm - 70 Minuten
Regie
A imagem é um prazer! Entrelaçada com um som então, um prazer inenarrável. As possibilidades que estas Artes tem de construir uma consciência e percepção do mundo são infinitas ao combinar som, silêncio e imagem.
Dirigi a "A Linha- matéria e sentidos", uma viagem pela estrada de ferro de leste a este do Paraná. Trabalhou em diversas produções como "Suíços Brasileiros - uma história esquecida", o curta "Pisa na barata, massa e chuta".
Fiz direção de arte da publicação "New Town Zurich" e inúmeros trabalhos espalhados por esse mundo afora. Trilhas sonoras para espaços muito especiais na Praia da Pipa - BR, Milão - IT, Algarve - PT e Zurique - CH. E a vida segue em transformação e re-composição! ​
TRABALHOS
Canal no Youtube
Produção
​
Água - Um Direito Humano (2018)
​Curta Documentário - 12 minutos
Codireção e Edição
​
A Linha - Matéria e sentidos (2006)
Documentário - 60 minutos
Direção
"Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça".
Essa eterna frase de Glauber Rocha me convenceu de que eu tinha condições de ser fazedor de vídeos.
A aventura começou aos 20 anos, nas favelas do Rio de Janeiro. Com uma câmera e uma ilha de edição segui o propósito de convencer seres humanos marginalizados, de que eles são capazes de retratar seu cotidiano, valores e culturas, contrapondo à condição que a eles é imposta - de seres receptores do conhecimento alheio, que não pensam, só reproduzem.
Para mim, a técnica deve estar a serviço da criatividade. É isso que me motiva e me faz seguir em frente.
TRABALHOS
Água - Um Direito Humano (2018)
​Curta Documentário - 12 minutos
Direção
​
​SANDO, die Krankheit von Innenaus (2018)
Documentário - 70 minutos
Câmera
​
Rubén, Fragmente aus dem Exil (2015)
Documentário - 70 minutos
Codireção
​
Barbeirinho, entre Zecas, Bezerras e cia (2012)
Documentário - 9 minutos
Direção
​
​Documentário - 60 minutos
Codireção
Vivendo em constante construção, fazendo luminárias ou fotografando.
TRABALHOS
​
Fotografia
Trabalhos fotográficos @imaginary_elephant
​
Luminárias
Luminárias feitas a mão @pirilampo.ch​
Eu cresci numa escola comunitária, onde desde cedo eu aprendi o valor da colaboração. Com 19 anos fui uma das fundadoras de uma organização dedicada à promoção de uma cultura de participação juvenil no Brasil. Foi lá que fiz amigos para várias vidas e com quem aprendi que o impossível não existe. Também trabalhei com diversas instituições, no Brasil, Camarões e em alguns lugares da Europa.
Felizmente, na caminhada da vida, tive a sorte de encontrar com pessoas generosas, com quem aprendi quão valioso é o trabalho feito com um pouco ativismo, cocriação, solidariedade e uma boa pitada de bom humor.
TRABALHOS
​
Metodologia e Ferramentas para promover a participação social de jovens no contexto europeu
Guia - Ano 2019
Coautoria
Izabel Barros, Responsável pelo programa feminista de políticas para paz no cfd. Historiadora, feminista intersetorial e ativista pelos Direitos Humanos dentro da perspectiva decolonial, entre a Suiça e Brasil, Izabel também é membro do Rassismusstammtisch de Berna.
















