© 2020 by Taoca Kollektiv

CINE BRASIL MARGINAL

 CURITIBA, BRASILIEN 2018

Amostra de filmes Cine Brasil Marginal em Curitiba aconteceu quase que simultaneamente na Suíça e no Brasil, com filmes provocadores, que estimularem os debates e reflexões coletivas sobre o cenário político e social do país.

O evento aconteceu na Cinemateca e contou também com uma exposição do fotógrafo Francisco Proner Ramos e Vídeo-arte "Moi, Brésilienne"
de Fernanda Peruzzo.

Captura_de_Tela_2018-03-31_às_15.59.21.p

PROGRAMAÇÃO

 

Era o Hotel Cambridge (2016)

Diretora: Eliane Caffé

Duração: 109 Minutos

Gênero: drama 

Idioma: português com legendas em inglês

Esse filme conta a inusitada trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.

Epidemia de Cores

70 Min – Documentário

Direção: Mario Eugenio Saretta


O documentário narra a rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. As atividades no local contam com a participação de ex-internos e moradores.

Entre os Homens de Bem (2016)

104 Min – Documentário

Direção: Carlos Juliano Barros e Caio Cavechini

Legendas em inglês

O documentário joga luz sobre o avanço do conservadorismo e do fundamentalismo religioso através de um personagem singular da cena política: Jean Wyllys o primeiro parlamentar assumidamente gay e militante da causa LGBT no Congresso Nacional.  

Olhe pra mim de novo (2012)

Diretores: Claudia Priscilla e Kiko Goifman

Duração: 77 Minutos

Gênero: Documentário roadmovie 

Idioma: português com legendas em inglês

Sylvio Luccio, um transexual que nasceu mulher e agora é homem, está feliz com sua companheira e deseja ter um filho com ela. Neste documentário, ele faz uma viagem pelo Nordeste do Brasil para se reconciliar com um passado cheio de discriminação.

Do outro lado do Atlantico (2015)

90 Min – Documentário

Direção: Márcio Câmara e Danielle Ellery

Legendas em inglês

As diversas percepções sobre identidades e culturas de estudantes africanos de países de língua portuguesa que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. Dos dois lados do Atlântico, histórias de partidas, permanências e regressos são contadas, encontros e desencontros de ideias, percursos, desejos e sonhos.

Martírio (2017)

160 Min – Documentário

Direção: Vincent Carelli

Legendas em inglês

Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.

A Fábrica (2011)

15 Min – Drama

Direção: Aly Muritiba

Legendas em inglês

O filme retrata o dia-a-dia de um presidiário (Metruti) e a intenção de convencer a sua própria mãe (Lindalva) a burlar a segurança local para lhe trazer um aparelho de celular.​

A_boneca_e_o_silêncio_Cine_Brasil_Margin

A boneca e o silêncio (2015)

19 Min – Ficção

Direção: Carol Rodrigues

Legendas em inglês

​A solidão de Marcela, uma menina de 14 anos, que decide interromper uma gravidez indesejada.

O Menino Invisível (2012)

8 Min - Drama

Direção: Murilo Deolino Silva Souza

Um menino morador de rua é sistematicamente ignorado pelos passantes. Entretanto, a pobreza e o abandono não são capazes de embotar seu natural desejo infantil de sonhar. Inspirado nas alegorias de um gibi de super-herói, ele se investe de desconcertante fantasia constituída de despojos artificiais do consumo, para zombar dos perfis (des)humanos que povoam as ruas e da miopia de alto grau que assola a sociedade contemporânea.

Super Oldboy (2016)

15 Min - Ficção

Direção: Eliane Coster

Legendas em inglês

O filme é uma sátira bem humorada da paradoxal situação do idoso contratado como boy, muito comum em São Paulo.

Corpo Manifesto (2016)

25 Min - Documentário

Direção: Carol Araújo

Legendas em inglês

Corpo Manifesto apresenta um panorama da história do feminismo, focando na autonomia das mulheres sob seus próprios corpos.

Kurzfilm_Wasser - Ein Menschenrecht_edit

Água - Um Direito Humano (2018)

12 Min – Documentário

Direção: Márcio Jerônimo und Thais Aguiar Z.

Legendas em alemão

Água é um Direito Humano. As inacreditáveis fontes de água na cidade de Cambuquira acendeu o interesse de transnacionais, como a Nestlé. Mas a população está resistindo e defende que este bem não deve ser privatizada, por razões políticas, sociais e ambientais.

 
 
 
 
 
 

Parceiros

Logo_Taoca_Preto.png

Agradecimentos

Mike Zeller, Felipe Falcão, Estrela Leminski, Fernanda Peruzzo, Francisco Proner Ramos, 

Regina Proner, Heitor Gollnick, Cassiana Bernardi, Cinemateca de Curitiba, Danielle Annoni, 

Adriana Belmonte, Amelia Siegel, Laysa Carolina Machado, Silvana Mariani, Andre Luzzi, Taturana Mobilização Social, Vincent Carelli, Carlos Juliano Barros, Caio Cavechini, Murilo Deolino, Carol Rodrigues, Carol Araújo, Mario Eugenio Saretta , 

Carlão Muricy, Eliane Caffé, Claudia Priscilla, Kiko Goifman, Márcio Câmara, Danielle Ellery e 

Eliane Coster.